POWER BI - Conhecimentos básicos

Origens - MS SQL Server - Report Server

O Power-BI é uma ferramenta derivada do Report Server do MS SQL Server.

O Report Server do MS SQL Server é capaz de criar praticamente os mesmos gráficos do power-bi só que não da mesma maneira. Ele consegue pegar os dados, exibir a mesma 'visão dos dados', mas na hora de interagir com o usuário ele é bem fraco.

A principal diferença é que no MS-SQL Server - Report Server todos os dados e o processo de produção das 'visões de dados' ficam no servidor SQL enquanto que no Power-BI tudo isso é feito na máquina local do usuário. Sendo assim, os dados das 'visões de dados' no Power-BI são trazidos do servidor SQL para o relatório e o relatório trabalha com eles localmente.

Por exemplo, se precisarmos de atualizar uma 'visão de dados' no report-server quando o cliente clica num item temos que fazer um 'javascript' fazendo uma nova requisição ao servidor do Report Server que irá abrir uma nova página web. Isto torna a interação com usuário muito lerda e, para análises financeiras, completamente inviável.

Já no Power-BI os dados estão no relatório. Ao clicar no item ele gera um processo ('filtro') e há um mecanismo ( em javascript ) que atualiza automaticamente as 'visões de dados' que usam essas informações. Mas não se esqueça que isto gera um problema, você tem que trazer 'TODOS' os dados de uma uma vez e esse será o universo de informações que você pode apresentar ao usuário, fora desse universo é impossível.

Sendo assim para processar massivas fontes de dados o Report-Server aliado a processos OLAP no Servidor SQL é a ferramenta ideal .

Se sua intenção é gerar um relatório de vendas com interações ( filtros ) selecionados pelos usuários ou mesmo possibilitar uma analise financeira da 'visão de dados' dependendo do que o usuário selecionar a melhor ferramenta é o Power-BI .

Note que há uma diferença entre os custos dessas ferramentas. O Report Server é gratuíto quando utilizado numa licença do SQL Server , contudo você conhece algum servidor sql conectado direto a internet ?. Já o Power-BI se for utilizado para usar relatórios dentro de uma intranet, por exemplo, é gratuito , mas se for publicar os relatórios na Internet o serviço é pago, O que você precisa saber qual a melhor ferramenta e como trabalhar com ele porque ele, colocando os custos versus benefícios na balança, pode se tornar financeiramente inviável para a empresa.

O que é o Power-BI?

Power BI é uma ferramenta da Microsoft destinada a exibir dados focando nos seguintes princípos :

1-Da maneiras mais visual possível, como por exemplo, um gráfico do Excel. Isto é particularmente importante porque você liga o gráfico a uma tabela, por exemplo, e automaticamente o power-bi modela todo o gráfico para você...cada item dele como título, legendas, exibição de valores, escalas. Você não precisa se preocupar porque nada no visual vai dar erro, a exibição irá ficar muito boa, claro que sempre pode ser melhorada dependendo da situação.

•2-Seja qual for a maneira que você deseje exibir os dados o Power-BI já tem um visual pronto para fazer isso de maneira fique o mais próximo do melhor possível e que jamais dê erro de exibição, formatação etc. Digamos que você associa o visual a fonte de dados e esquece, o resto o Power-BI faz tudo para que a exibição fique a melhor possível e sem erros.

•3-Cada 'Visualização de dados' que você incorpora ao seu projeto 'interagem entre si', ou seja, ao clicar num deles ele interage com outro fazendo como se você tivesse clicado no outro também. Por exemplo, eu tenho um 'visual1' exibindo todos os itens ( por exemplo, vendas anuais) e ao clicar, por exemplo, no ano esse 'visual1' envia aos demais itens do documento que foi selecionado o ano 'x' e todos os outros elementos seguem a orientação e exibe os dados apenas do ano 'x'.

4-Foco total na interação com o usuário. Ao passar o mouse sobre um item é exibido um popup explicando os valores que definiram o formato do item sob o foco atual.
Ao clicar num item podemos definir um drill-down para onde desejarmos. Por exemplo, estamos exibindo um dado seccionado por ano e ao fazer o drill-down nele podemos pedir que seja exibido por trimestre, mês, dia...sob qualquer fragmento da data ou mesmo de outro item que não tem nada haver com a data mudando o foco do visual totalmente.

•5-A grande falha do Power-BI é que se você não souber 'trabalhar com ele' terá que pagar uma boa quantia a Microsoft. Infelizmente, diferentemente do Report Server para o SQL Server cuja licença advém gratuitamente da compra do SQL Server o Power-BI é pago, especialmente no que se refere a nuvem. Resumindo se você quiser trabalhar com o Power-BI de modo stand-alone, ou seja, só para você ele é totalmente gratuito. Se você deseja publicar na empresa ou na nuvem, aí tudo é pago

Como funciona o Power-BI?

Como mencionei acima o Power-BI pega as informações de uma fonte de dados e traz para a fonte de dados do relatório que está sendo criado. O Power-BI pode trazer os dados de qualquer fonte de dados, de um arquivo texto a uma página web.

Feito isso ela aplica filtros nesses dados e entrega esses dados as 'visualizações dos dados' que são os gráficos que a gente visualiza no relatório. O bom é que podemos 'expor' esses filtros das 'visualizações de dados' ao usuário e ele pode, por exemplo, mudar o ano e com isto o filtro é alterado e as 'visualizações de dados' automaticamente são atualizadas com essas alterações.

Quando estamos no Power-BI Desktop basta clicar num botão 'Atualizar' que os dados do relatório são atualizados automaticamente e todas as regras, filtros, etc. que fizemos na importação serão aplicados nas próximas importações.

Na web existe um mecanismo que a Microsoft criou que permite atualizar o banco de dados na nuvem, ou seja, na Internet. Contudo essa ferramenta exige um usuário cadastrado na Microsoft com uma conta corporativa que custa bem caro para a empresa que a usa. Isto praticamente inviabiliza a utilização do Power-BI no ambiente web por simples custo-benefício.

Componentes do Power-BI?

O Power-BI está integrado com as ferramentas do Office 365. Portanto você pode usar um arquivo Power-BI dentro de uma aplicação Office, como, por exemplo, um Power-Point. Esse 'componente' que integra o Power-BI com o Office é instalado opcionalmente através do menu 'Suplementos'. Note que se você distribuir esse 'Power-Point' com o componente Power-BI a outra pessoa que abrir o arquivo também terá que fazer a instalação do componente se quiser ver o documento corretamente.

Power-BI Desktop

Este é o editor padrão do Power-BI e é totalmente gratuito. Nele você pode desenvolver tudo que o power-bi pode fazer sem restrições. Este é um componente obrigatório para quem trabalha com o Power-BI.

Report Server para Power-BI

Exatamente como o Report Server tradicional o Report Server para Power-BI é instalado exatamente da mesma maneira. Os quesitos para instalar esta funcionalidade são: quem trabalha com o Power-BI.

•1 - Precisamos de um computador com o windows instalado.

•2 - Precisamos de um computador com o ms sql server instalado. Nele serão criadas as bases de dados que darão suporte ao serviço 'Report Server para Power-BI', exatamente como no Report Server para MS SQL Server convencional.

•3 - No computador do item 1 precisamos instalar o servidor web ( IIS )

•4 - Finalmente podemos instalar o 'Report Server para Power-BI' no computador do item 1. Como mencionado acima a instalação utilizará o servidor IIS local para publicar os relatórios, a base de dados MS SQL Server para armazenar as informações desses relatórios.

Importante: Se você quiser instalar esse componente na sua máquina a Microsoft dá um período de 6 meses para testes. Portanto você terá 6 meses para treinar e aprender com as ferramentas do Power-BI.

Power-BI na Nuvem

No report Server para MS SQL Server você pode publicar seu relatório :

•1 - Num servidor IIS da empresa. Sendo assim os relatórios ficarão disponíveis na rede da empresa.

•2 - Você pode enviar os relatórios por email nos formatos pdf, excel, mhtml entre outros.

No 'Power-BI' você pode publicar seu relatório :

•1 - Num servidor IIS 'Report Server para Power-BI' da empresa. Sendo assim os relatórios ficarão disponíveis na rede da empresa.

•2 - Você pode enviar os relatórios para a nuvem e aí o serviço será pago. Alguns licenciamentos pode chegar perto dos R$ 30.000,00 mensais enquanto que na modalidade 'embedded' você tem menos opções de publicação e espaço para armazenamento mas para a maioria das empresas é o suficiente.

Na nuvem você pode contratar os serviços da Microsoft ou de algum parceiro para instanciar seus relatórios. O segredo para o sucesso é mais o custo que qualquer outra coisa na ferramenta.

Resumo

O Power-BI é um Excel com esteróides capaz de dar um visual e interação aos componentes do documento que nenhuma outra ferramenta. Para uma equipe de gerência financeira ou vendas é absolutamente a melhor ferramenta para se trabalhar, sem dúvidas.

Note que a Microsoft é uma das empresas lideres em ferramentas de BI no mundo e só não domina o mercado por causa da ganância de ficar rica com seus produtos.